Solicite uma proposta

Quer saber mais sobre os produtos escriba? Nós entramos em contato:

×

5 habilidades que a liderança do cartório deve desenvolver

março 24th, 2020 notícia por

A liderança do cartório, na maioria das vezes, precisa se dividir entre as atividades notariais, registrais e de gestão para mantê-lo em bom funcionamento, promover um excelente ambiente de trabalho e colocar o cartório em destaque na sua região de atuação. 

Adquirir boas competências de liderança deve estar entre as principais metas de um líder para melhorar sua gestão. Por isso, selecionamos cinco habilidades importantes que você deve buscar desenvolver:

 

Flexibilidade

Mesmo em instituições com processos bem elaborados como os cartórios, podem ocorrer falhas ou imprevistos durante o trabalho. Para momentos em que as coisas saem do percurso padrão é necessário que a liderança do cartório tenha flexibilidade para administrar as mudanças, mesmo que sejam temporárias. 

É preciso que os gestores estejam dispostos a receber e dar sugestões e feedbacks. Esse envolvimento com a equipe permite que todos resolvam as falhas e tornem o cartório mais eficiente.

 

Ser um líder flexível inclui:

  • Saber improvisar;
  • Estar aberto a sugestões;
  • Se adaptar a diferentes situações;
  • Ter capacidade de resolver diversos problemas;
  • Estar disposto a sempre aprender novas habilidades.

 

Empatia

Talvez você tenha ouvido falar muito de empatia nos últimos anos. É um assunto bastante compartilhado nas mídias sociais.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa para tentar entender e respeitar suas características e dificuldades. A liderança do cartório deve praticar e incentivar a empatia na equipe para que o ambiente de trabalho se torne mais colaborativo e respeitoso.

Para desenvolver empatia você pode: 

  • Prestar atenção nas pessoas, principalmente no que elas falam;
  • Se preocupar com o bem-estar dos colegas, mas sem ultrapassar o limite da intimidade entre as relações de trabalho;
  • Antes de falar algo pessoal sobre alguém, pensar se isso pode ser ofensivo para a pessoa.

 

Tomada de decisões 

A liderança do cartório precisa ter a habilidade de tomar decisões rapidamente com as informações que possui. O poder de tomar decisões cada vez mais eficazes é aprimorada com a experiência.

Para tomar decisões melhores e com agilidade você pode: 

  • Sempre estudar o setor notarial e registral e o que pode afetá-lo. Assim você estará preparado para quando surgir a necessidade de mudança;
  • Quando tiver muitas opções, use o método de descartar. Comece excluindo as opções que menos te ajudam, até restar a mais adequada;
  • Peça auxílio da equipe, se necessário;
  • Utilize dados para tomar decisões eficientes. Existem softwares de gestão que fazem análises e fornecem rapidamente informações imprescindíveis para a tomada de decisões.

Inovação

Para que o cartório se torne destaque, a inovação em diferentes áreas é uma estratégia primordial. Inovar na área notarial e registral significa solucionar, simplificar e melhorar os processos de trabalhos com ideias, ferramentas e tecnologia. 

 

Para inovar, a liderança pode: 

  • Estudar a sua área de atuação;
  • Estar atenta às novidades do mercado;
  • Buscar soluções que simplifiquem o trabalho. Por exemplo, pense como você pode automatizar atividades que são mais mecânicas e repetitivas;
  • Aproveitar ao máximo as oportunidades de aprender.

 

Equilíbrio emocional

Ter equilíbrio emocional é evitar excessos, mas também não ser completamente insensível aos acontecimentos. Afinal, líderes não são máquinas sem sentimentos, não é mesmo?!

Equilíbrio emocional é sobre controlar suas emoções e reações para que elas não afetem sua produtividade ou relação com os colegas. É preciso sentir, administrar e usar as emoções de forma positiva sempre que possível. 

Para desenvolver equilíbrio emocional, a liderança do cartório pode: 

  • Praticar o autoconhecimento é essencial para saber lidar com suas emoções. Perceba como você reage a diversas situações para conseguir administrar melhor suas reações;
  • Pense antes de agir;
  • Busque motivos racionais para tomar decisões;
  • Evite tomar decisões quando estiver nervoso(a).

 

Continue conferindo dicas para o seu trabalho notarial: