Solicite uma proposta

Quer saber mais sobre os produtos escriba? Nós entramos em contato:

×

Você sabia que existem cartórios em vários países pelo mundo?

março 9th, 2021 notícia por

No Brasil, os cartórios são muito conhecidos pelos cidadãos por serem os responsáveis por organizar, manter registros, certificar a autenticidade de alguns tipos de documento, entre outros serviços. Mas não é apenas o Brasil que possui cartórios para facilitar o dia a dia, vários países dispõem de serviços cartorários.

Ao todo, são 86 países que prestam esse tipo de serviço ao cidadão. O serviço é coordenado pela União Internacional do Notariado Latino (UINL). Fundada em 1948 em Buenos Aires, Argentina, é a entidade representativa de notariados de 86 países do mundo, incluindo o Brasil. Sua finalidade é desenvolver, promover e coordenar a função notarial a nível global, por isso é tão importante.

A organização conta com 22 dos 28 países que compõem a União Europeia e 15 de 20 componentes do G20.

Além do notariado latino, pelo mundo, há muitos sistemas registrais e notariais, cada um deles com sua identidade, origem e políticas. Nos Estados Unidos, por exemplo, são 50 estados federados e autônomos, com leis próprias. Alguns têm Código Civil, que possuem a existência dos cartórios, e predominam uma peculiaridade daquele sistema em que o notário não oferece nenhum grau de segurança jurídica ao negócio realizado.

Países que usam o sistema de origem latino, garantem a segurança que vem da intervenção do notário e do registrador, e sistemas de origem anglo-saxônica, que é o caso dos Estados Unidos, a segurança vem da contratação de um seguro. Este último é um sistema adotado por muitos países ricos.

Os cartórios notariais e de registros estão entre os melhores do mundo, segundo o último relatório Doing Business 2014: Entendendo Regulamentos para Pequenas e Médias Empresas produzido pelo Banco Mundial. Dentre todos os países pesquisados, o Brasil tem um dos menores custos para a transferência da propriedade de imóveis. Na América Latina, o custo brasileiro chega a ser metade do que praticam outros países.

As altas qualidades de nossos cartórios estão entre os melhores do mundo, oferecendo aos cidadãos, o melhor em termos de autenticidade, segurança e eficácia.