A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/2018, regula as atividades de tratamento de dados pessoais e estabelece regras para empresas e órgãos públicos no que diz respeito ao tratamento da privacidade e segurança das informações de usuários e clientes. O texto entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020, mas as punições só podem acontecer a partir de 1º de agosto de 2021.
Os cartórios extrajudiciais devem se adequar à nova legislação com métodos capazes de preservar todos os seus dados com segurança.
A Escriba possui softwares que podem auxiliar na proteção dos dados: o Backup e o E-Replic.
O Backup realiza a cópia dos dados do cartório em tempo real, monitora e armazena em um data center seguro no Brasil, utilizando a tecnologia “cloud” (nuvem privada), de maneira automática.
O E-Replic é uma solução que replica as informações inseridas no sistema Escriba e mantém cópias idênticas em múltiplos servidores. Isto cria um servidor de “Redundância” e torna o sistema mais seguro contra falhas e mantém uma versão do backup armazenado online, já que todas as réplicas estão sincronizadas. Caso o servidor principal apresente falhas, o servidor de redundância é colocado para substituí-lo imediatamente, evitando longos períodos de inatividade.
Apesar de ainda faltarem sete meses para começar as punições, é importante lembrar que a pandemia da Covid-19, o trabalho remoto e consequentemente o uso da internet, aumentaram consideravelmente, e com isso os crimes virtuais e o vazamento de dados.
Não perca tempo e entre em contato conosco!