Escriba
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O consumo de internet e o tráfego de informações que gera dados para o mercado de tecnologia crescem cada vez mais no mundo. Diante disso, surge a dúvida: como posso proteger os meus dados?

De acordo com uma pesquisa realizada no início desse ano pela empresa Karspersky, especializada em segurança cibernética, 34% dos usuários de internet já tiveram suas contas acessadas sem o seu consentimento, 82% já tentaram apagar seus dados em alguma rede social e 54% não sabem quando seus dados foram fraudados.

A apropriação de dados pode ser utilizada para criar perfis falsos, captar número de telefones e dados pessoais, documentos e, principalmente, fraudar contas bancárias. Tanto pessoas físicas quanto empresas e instituições, como cartórios, podem ficar vulneráveis aos ataques cibernéticos.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que assegura o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais dos usuários, possui prazo máximo de implementação previsto para agosto deste ano. Porém, com o aumento de consumo de internet causado pelo isolamento social, a data está em processo de adiamento.

Toda organização que mantém algum tipo de cadastro ou registro de informação de clientes deve se adequar à essa nova legislação. Os cartórios, por exemplo, costumam exercer muito esse tipo de atividade diária. Por isso, é muito importante que as serventias contem com métodos capazes de preservar seus dados com toda a qualidade e segurança. Pois, caso ocorram perdas, o prejuízo será imensurável.

Um bom exemplo de solução de segurança é o software E-Backup, da Escriba, ideal para proteger dados em casos de ocorrências. Realiza a replicação de todos os dados gerados pelo sistema do cartório em tempo real, automaticamente e em nuvem, na medida em que eles são inseridos. Os dados são armazenados em um data center especializado e seguro no Brasil.

Outra solução é o E-Replic. A ferramenta possibilita fazer a replicação dos dados inseridos nos sistemas Escriba, em um servidor dentro do próprio cartório. Sua principal função é manter a serventia funcionando quando o seu servidor principal apresentar alguma falha.

Este conjunto de soluções de segurança da informação são essenciais para um cartório garantir a guarda dos seus dados.