Escriba
SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO                
Redundância: 4 motivos para o seu cartório adotar esse método!

Por Joelson Sell*

A principal função dos armazenamentos redundantes dentro de um cartório é mantê-lo funcionando em caso de falhas no servidor principal. A replicação dos dados dos sistemas pode ser inserida tanto em um servidor secundário, alocado dentro da própria serventia, quanto em nuvem. Neste último caso, os dados são armazenados em um data center especializado e seguro no Brasil.

A redundância garante a continuidade operacional de qualquer negócio. Por isso, este tipo de estratégia é muito importante, inclusive para os cartórios.

A replicação de dados é uma atividade que ninguém dá importância até que todos os dados sejam perdidos. Este tipo de ferramenta é muito utilizado para situações de desastres como incêndios, alagamentos, problemas físicos nos servidores e, até mesmo, apagões. Por isso, replicá-los, em locais físicos ou em nuvem, se tornou obrigatoriedade para todas as serventias após a publicação do Provimento nº 74/2018 pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Toda organização mantém algum tipo de cadastro ou registro de informação de clientes. Nos cartórios, por exemplo, esse tipo de atividade costuma ser diária. Então, preservar os dados com toda a qualidade e segurança é essencial pois, caso aconteçam perdas, o prejuízo será imensurável.

Para que possa entender melhor a utilidade do servidor de redundância, existem quatro motivos importantes:

PRESERVAÇÃO DA INTEGRIDADE DOS DADOS

Como os cartórios lidam com registros legais e documentos importantes, como certidões de nascimento, casamento, óbito, escrituras, contratos, entre outros, a replicação de dados garante que essas informações críticas sejam preservadas e protegidas em caso de perda de dados devido a falhas de hardware, desastres naturais, erros humanos ou ataques cibernéticos.

CONTINUIDADE DOS SERVIÇOS

Nas unidades extrajudiciais, quando algum sistema fica fora do ar, são grandes as chances de gerar longas filas de espera e atrasar as tarefas. Para evitar isso, o servidor de redundância permite a retomada do atendimento à população em até 15 minutos.

SEGURANÇA CONTRA OS ATAQUES CIBERNÉTICOS

Com o aumento das ameaças cibernéticas, como ransomware e ataques de hackers, a replicação de dados pode ser parte fundamental da estratégia de segurança de um cartório. Se os dados originais forem comprometidos, as cópias podem ser usadas para restaurar as informações.

ATENDE AS OBRIGAÇÕES LEGAIS

Adotando esse método, a serventia cumprirá com as exigências do Provimento nº 74/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Pensando na segurança das suas informações e no funcionamento dos serviços, temos uma solução que vale todo este investimento: o software E-Replic Cloud.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PRODUTO

• Realiza a replicação de todos os dados gerados pelos sistemas Escriba para uma nuvem, localizada em um data center especializado no Brasil;

• Seu monitoramento é realizado de forma automática, com acompanhamento de uma equipe especializada, garantindo que todas as informações estejam sempre sincronizadas;

• Protege e armazena os dados inseridos, alterados ou excluídos nos sistemas Escriba em cloud (nuvem), em tempo real, de forma automática e online;

• É seguro e de alta confiabilidade;

• Cumpre com as exigências do Provimento nº 74/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e atende os cartórios de todas as atribuições.

É de extrema importância os cartórios protegerem seus dados, não só para atender aos Provimentos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas também para evitar prejuízos e garantir o pleno funcionamento dos seus serviços.

Se quiser saber mais sobre o sistema de redundância, solicite uma demonstração através dos contatos abaixo:

Telefone: (41) 2106-1212

E-mail: comercial@escriba.com.br

*Joelson Sell é um dos fundadores da Escriba Informatização Notarial e Registral, além de Diretor Comercial e de Marketing da empresa