Escriba
A Escriba e o permanente compromisso com os Cartórios extrajudiciais do Brasil

A maior desenvolvedora de softwares para cartórios extrajudiciais visa ampliar e inovar sua atuação nacional

Com 31 anos de mercado, a Escriba possui uma atuação pautada na ética e no cumprimento das legislações que regem nosso país. Isso não será diferente com a chegada da Vela Software.

A Vela Software LatAm é uma divisão brasileira da Vela Software Group, com sede em Belo Horizonte – MG, registrada como pessoa jurídica brasileira e cumpridora de todas as obrigações e exigências legais nacionais. Desta forma, a aquisição feita pela holding não mudará os processos, gestão, estrutura e condições contratuais, assim como a diretoria atual, que permanecerá na condução da empresa.

A Escriba continua com a operação no Brasil, seguindo as regras estabelecidas pelos Tribunais de Justiça dos 21 Estados em que atua, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Centrais Nacionais. A começar pelas determinações do Provimento nº 74, em especial com relação ao acesso, tratamento, coleta e transferência de dados, que permanecem sob guarda da Escriba, em sua sede em Curitiba – PR.

Isto inclui também o cumprimento de todas as exigências que compõem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). De forma pioneira, a Escriba iniciou, há muito tempo, a adequação das normas específicas que regem a LGPD, incluindo os processos de anonimização, regras de Complaince e auxílio aos cartórios na adaptação dentro do que determina a legislação nacional. Este trabalho também segue com a seriedade e dedicação de sempre.

Permanecem sendo seguidos os rígidos protocolos na armazenagem de dados pela Escriba, incluindo certificação de segurança, controle de acesso e trilha de auditoria. Mesmo em casos de terceirização de serviços, são seguidas as normas fixadas pela legislação brasileira, com a contratação de pessoas jurídicas regularmente constituídas no Brasil, com restrição para o acesso a dados, garantida por senha de administrador brasileiro.

A chegada da Vela, empresa brasileira, tem como principal objetivo perpetuar o nome e a atuação da Escriba como fornecedora de softwares para cartórios extrajudiciais no Brasil, por meio de investimentos em capital e apoio no crescimento estratégico. A operação, gestão e regras de negócios da maior desenvolvedora de softwares para cartórios extrajudiciais continuam sendo nacionais, com o foco completo no atendimento aos notários e registradores de todo o Brasil e em conformidade com o que institui a legislação brasileira.