Todos os anos, pelo menos 57 mil casos novos de câncer de mama são identificados apenas no Brasil. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), quando o diagnóstico acontece no início da doença, a chance de cura é muito grande, chega a 90%.
Para que o índice de cura atinja a estimativa repassada pelo Inca um detalhe é fundamental: o diagnóstico precoce da doença. Pois quando a paciente busca o tratamento com a doença já em estágio evoluído, a possibilidade de cura cai para menos de 10%. Daí a importância das campanhas de conscientização, a exemplo da que ocorre neste mês, simultaneamente em vários países, o Outubro Rosa.
Durante todo o mês de outubro, órgãos públicos, empresas privadas se vestem de rosa com o objetivo de divulgar a importância de se fazer o autoexame de mama, a fim de identificar o quanto a incidência de casos de câncer de mama. O principal objetivo é reduzir a taxa de letalidade. Apenas no Brasil, em 2015, a estimativa do Inca é que mais de 14 mil mulheres morram em decorrência da doença.
Para apoiar a causa e chamar a atenção da população, a Escriba Informática convidou os seus colaboradores a se vestirem de rosa nesta semana, conforme registro na imagem abaixo. Além disso, a empresa iniciou uma campanha interna para apoiar o Hospital Erasto Gaertner que realiza uma Ação entre Amigos com o objetivo de levantar fundos para apoiar as ações do hospital.
Hospital Erasto Gaertner
Referência no diagnóstico e no tratamento de câncer na região Sul do Brasil, o hospital recebe pacientes de todo o Brasil para o tratamento da doença. Os valores arrecadados na campanha serão usados para a manutenção dos custos de procedimentos e atividades relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Cada bilhete da ação tem o custo de R$ 7,00.
Para mais informações a respeito da ação, ligue para 0800-643-4888 ou (41) 3218-3300, ou acesso o site erastogaertner.com.br.
Autoexame de Mamas
O que procurar?
– Caroços nas mamas;
– Protuberâncias ou retrações da pele e do bico do seio;
– Secreções dos mamilos.
Como fazer o autoexame?
No banho ou deitada na cama, coloque a mão atrás da cabeça. Com os dedos da mão contrária, realize movimentos circulares, iniciando pelo mamilo e se estendendo cuidadosamente por toda mama, até chegar à axila.
Depois, fique de frente para o espelho. Com os braços abaixados ao longo do corpo, observe o aspecto das suas mamas. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça, e veja se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Para finalizar, aperte o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.
A constatação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer. Por isso, se alguma anormalidade for constatada, é preciso procurar um especialista para fazer um exame completo.
Quando fazer?
O autoexame é recomendado indistintamente a todas as mulheres, a partir dos 21 anos de idade. O período aconselhável para realizar o autoexame é entre o 7º e o 10º dia do ciclo menstrual, quando as mamas não estão doloridas. Mulheres que não menstruam devem escolher um dia do mês e respeitar o intervalo de 30 dias entre um exame e outro.