Escriba
SOLICITAR DEMONSTRAÇÃO                
Diferenças On-Premise ou SaaS

SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares, por meio da internet, como um serviço e não como um produto. Tudo funciona on-line.

A principal diferença entre os dois conceitos é que em um o acesso é feito no local e o outro em nuvem, de forma remota.

No modelo On Premise, o sistema precisa ser instalado no servidor local ou no espaço físico do cartório, permitindo fácil acesso aos servidores internos e a infraestrutura de TI, pois estão “dentro de casa”.

Já no SaaS os recursos são hospedados nas instalações dos provedores de serviços e não é necessária uma estrutura física local. O acesso é realizado através de um navegador na internet, onde os dados ficam salvos em nuvem (cloud). 

No modelo On Premise, a empresa deve fornecer todos os recursos computacionais, manter e proteger os dados, gerenciar os ambientes de TI e adaptar as soluções conforme suas necessidades. Além de contratar licenças de software, recursos de integração e manter colaboradores de TI disponíveis para oferecer suporte e gerenciar possíveis problemas que possam surgir.

Na versão em cloud computing, o cartório armazena suas informações em um espaço virtual, acessado remotamente, e não se preocupa com a capacidade de armazenamento, estabilidade do serviço ou compra de hardwares físicos.

Com relação à implantação, no formato On Premise o cartório precisa oferecer um local para que seja construída a infraestrutura de TI para atender ao sistema. Já no modelo SaaS tudo é feito de provedor e de forma remota, utilizando nuvem pública ou privada.

Quando nos referimos aos custos e à manutenção do sistema, no On Premise o cartório precisa manter, atualizar, proteger e suportar as funcionalidades dos softwares por conta própria. Utilizando cloud computing todo este processo é de responsabilidade do fornecedor, ficando para o cartório o pagamento pelos recursos utilizados, sem nenhum custo de manutenção e conservação. Geralmente, o preço é ajustado conforme o consumo de dados e o espaço em nuvem utilizado. 

Tratando-se de acessos, como está em um ambiente local, no modelo On Premise o cartório tem controle total de acesso aos dados, com níveis definidos pelo responsável da serventia. Já nas soluções em nuvem as chaves de dados e criptografia ficam no provedor terceirizado, porém, com maior rigidez no controle de acesso. 

O nível de segurança das instalações On Premise depende da estrutura implementada e a restrição de acesso ao espaço físico. Na versão SaaS isto não é diferente, porém, a restrição de acesso é on-line e os dados são protegidos com criptografia, firewall, políticas de prevenção e compliance.

É importante deixar claro que não existe uma opção melhor que a outra. Os dois modelos possuem vantagens e desvantagens, o que deve ser levado em consideração é qual atende melhor o cartório, de acordo com as suas necessidades, estrutura física, acesso à internet, porte, tamanho e recursos financeiros.