Escriba
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Como forma de prevenção ao surto do novo Coronavírus (Covid-19), muitos cartórios estão optando por oferecer iniciativas de trabalho remoto aos seus colaboradores ou até horários reduzidos de atendimento.

Para acessar os sistemas Escriba remotamente, é necessário utilizar o serviço de acesso Virtual Private Network (VPN), que em português é chamada de Rede Privada Virtual.

Ressaltamos que é fundamental o técnico de TI do cartório fazer a instalação ou acompanhamento, pois o que se segue é apenas uma orientação e a responsabilidade do acesso remoto é do cartório.

ACESSO REMOTO

Para quem desconhece, essa tecnologia permite que um computador acesse outro por meio de uma interface/aplicação previamente configurada nas máquinas de origem e destino. A máquina de destino, no entanto, deve permanecer ligada enquanto houver a necessidade da execução de conexão remota para que a mesma não seja interrompida.

Existem alguns softwares de conexão remota conhecidos no mercado como TeamViewer, AnyDesk, LogMeIn e VNC Viewer. É importante ressaltar que essas ferramentas não são homologadas pela Escriba. Suas instalações, configurações e funcionamento devem ser realizadas por um responsável técnico do próprio cartório.

VIRTUAL PRIVATE NETWORK (VPN)

No caso da VPN, através do protocolo Secure Sockets Layer (SSL), é possível estabelecer uma ligação direta entre o computador e o servidor de destino. Isso significa que o usuário pode acessar diretamente o ambiente local do cartório, sem a necessidade de uma estação de trabalho para “hospedar” sua conexão, como na metodologia supracitada.

Cabe ao cartório escolher a plataforma de comunicação que irá utilizar. Lembrando novamente que as suas instalações e configurações devem ser feitas no local por um responsável técnico do cartório.

No caso da utilização de VPN, poderá ser solicitado diretamente a equipe técnica da Escriba o suporte para configuração dos nossos sistemas e/ou periféricos que serão utilizados para a modalidade Home Office. Tenha em mente que a sua VPN deverá ser disponibilizada totalmente funcional e com os devidos roteamentos. Assim, poderemos prestar a você o suporte necessário para acessar os dados que precisa com tranquilidade

Ambas as metodologias para utilização remota do ambiente do cartório apresentarão desempenho reduzido se comparado ao ambiente local de produção. Isto se deve as variáveis de serviço de conexão utilizado, velocidade e disponibilidade de sinal de internet

Em casos de identificação de problemas e erros com a plataforma, consulte os técnicos especializados de T.I. do seu cartório para garantir a segurança da informação e estabilidade do serviço.