O Business Intelligence (BI) é uma tecnologia importante a ser adotada para o bom andamento dos resultados dos cartórios. Também conhecido como inteligência de negócios, o Business Intelligence melhora a tomada de decisões e definição de estratégias para o andamento de uma empresa.
O que o Business Intelligence faz pelos cartórios
O BI é um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações. Baseado em métricas e indicadores de desempenho, Business Intelligence auxilia a transformação de dados brutos em informações significativas e úteis, permitindo a definição de ações e melhora dos resultados dos cartório.
O Business Intelligence também permite a integração de diferentes departamentos. Aplicado ao gerenciamento de um tabelionato de notas, o processo é capaz de cruzar os dados dos cartórios, facilitando a identificação de erros no processo. Com isso, é possível agir de forma rápida, analisar o status dos protocolos abertos e verificar a eficiência de cada funcionário.
A tecnologia BI pode medir tanto as métricas como os indicadores de desempenho. As métricas possibilitam a análise quântica de tendências, comportamentos e variáveis de um negócio. Por meio de sua análise é possível detectar oportunidades, identificar pontos fortes e fracos de um negócio, consolidar necessidades de investimentos, assim como falhas operacionais e grau de incerteza.
Já os indicadores de desempenho avaliam a performance de uma empresa com base no cálculo das métricas. Eles oferecem uma visão mais ampla e direcionada da realidade observada, também avaliam a performance organizacional, auxiliam na análise de tendência, na melhoria contínua e dão transparência à serventia.
Essa tecnologia lança mão de relatórios e gráficos que possibilitam a antecipação do valor a ser faturado, também permite a análise quantitativa das ações abertas por funcionários, da média de dias para lavraturas dos protocolos em aberto e da criação de infinitos índices com dados que estejam no banco de dados.
O Business Intelligence é um importante aliado para que os cartórios possam explorar novos sistemas e soluções, impulsionar os rendimentos, atrair mais clientes e perpetuar o sucesso do cartório. Isso porque por meio da tecnologia, a serventia poderá avaliar as estratégias a serem adotadas com mais segurança e, com isso, tornar as tarefas a serem realizadas mais eficientes e ágeis.
Fonte: Joelson Sell – diretor de Canais e Negócios, graduado em Gestão Comercial e um dos fundadores da Escriba Informática. Jornal do Notário – pg. 40.