Joelson Sell
Software as a Service (SaaS) ou Software como serviço – em português – é um modelo de negócio no qual o usuário não adquire o produto e sim o serviço. Na prática, o sistema é alojado remotamente e pode ser acessado, pela internet. Isso é possível porque o sistema é executado nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados e conectividade para o serviço.
Com isso, o usuário utiliza toda as sofisticações e funções dos modelos tradicionais de softwares sem ter que desenvolver uma infraestrutura para suas instalações, se preocupar com atualizações e/ou capacitar profissionais para manter o sistema funcionando. Basta ter um computador conectado à internet e requisitos mínimos de infraestrutura.
A principal diferença entre sistemas SaaS e softwares on premisses é o local onde estão hospedados os dados. No modelo on premisse, o software precisava ser instalado no computador do cartório. Já no SaaS pode ser acessado através de um navegador na internet, onde os dados ficam salvos em nuvem (cloud).
O sistema SaaS também permite uma implementação gradual dos serviços, podendo começar com poucas licenças e ser expandido conforme as necessidades.
Essa tecnologia teve início com a oferta de serviços de softwares e se popularizou com as plataformas de streamings como Netflix e Spotify. No entanto, uma solução SaaS atende aos mais variados objetivos, desde uma simples utilização como um e-mail pessoal até a possibilidade de gerir as operações de uma empresa, com os sistemas ERP (que permite a gestão integrada) e CRM (voltado para a gestão dos clientes).
Sistemas SaaS costumam se enquadrar no modelo one to many, ou “um para muitos”, já que os serviços, o design e os recursos são os mesmos oferecidos para uma ampla gama de empresas, no caso, os cartórios. Contudo, os dados e as informações estão segmentados e protegidos para cada usuário.
Essa tendência indica uma mudança de comportamento do consumidor, que cada vez mais preza pela agilidade e facilidade dos serviços.
*Joelson Sell é um dos fundadores da Escriba Informatização Notarial e Registral, além de Diretor de Relações Institucionais da empresa.